• todos
  • produtos
  • artigos
Sem resultados
Clique aqui para fazer as suas encomendas e recolha na loja

Economia circular e a luta contra o desperdício alimentar n’A Padaria Portuguesa

Borras de café em cogumelos. Cascas de laranja em compota. Maçã em farinha e excedentes e pão em tostas. “Como assim?!”, é o resultado da economia circular: o reaproveitamento do excedente alimentar em loja para para criar novos produtos.

De certeza que já se deparou com este conceito nas redes sociais, na televisão ou até no jornal, mas o que fazemos n’A Padaria Portuguesa? Explicamos tudo.



Todos os meses, recolhemos cerca de 8 toneladas de borras do nosso café orgânico que vão dar origem aos cogumelos que utilizamos nas nossas empadas. As borras são entregues diretamente à NÃM que, juntando palha e micélio (que atua como uma espécie de semente de cogumelo), cria as condições perfeitas para a produção do fungo.

A Padaria Portuguesa - Economia Circular - Empadas de cogumelos NÃM

Mas a fruta não fica atrás… Depois de espremidas as laranjas para os sumos naturais, separamos a parte branca interior das cascas, juntamos sumo de laranja e limão, água, açúcar e canela e, tcharan,  1500 laranjas dão origem a cerca de 750kg de compota de laranja caseira que pode levar para casa, sem desperdícios.

A Padaria Portuguesa - Economia Circular - Cascas de laranja para compota

Quanto às maçãs de Alcobaça dos nossos sumos, em 5kg cerca de 1,5kg seria desperdício, mas não na perspetiva da economia circular. Passando por um processo de desidratação, a quantidade referida transforma-se em 300gr de farinha de maçã – base de algumas estrelas das nossas lojas.

A Padaria Portuguesa - Economia Circular - Sumo de maçã e remanescente que se transforma em farinha

Já como Lavoisier dizia: “Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”.

Luta contra o desperdício alimentar 

Depois do horário de expediente das lojas, começa um novo turno: a luta contra o desperdício de alimentos, em que os voluntários das associações que colaboram connosco vão levantar os excedentes alimentares das nossas lojas. Um turno diferente, mas cheio de significado.



Todos os meses doamos cerca de 40 toneladas de produtos a quem mais precisa. Ao longo destes anos, contamos com inúmeros parceiros que nos ajudam a fazer uma pequena diferença para quem mais precisa, mas temos como objetivo continuar a alargar a nossa rede de associações parceiras. 

Se colabora com uma Associação com esta necessidade e tem voluntários disponíveis para a recolha e distribuição, preencha o formulário de contacto. Contamos consigo?

Torne-se nosso parceiro aqui!