A PADARIA PORTUGUESA NASCEU
EM 2010, NUMA PEQUENA FÁBRICA
EM SAMORA CORREIA.
Corredor de maratonas, Nuno colabora inúmeras vezes com as melhores universidades através da partilha da experiência no lançamento e gestão da A Padaria Portuguesa. É Board Advisor da empresa Feels Like Home e membro do Conselho Consultivo da Operação Nariz Vermelho.
Licenciado em Gestão pelo ISEG em 2000, participou no programa de Finanças da London School of Economics em 1998 e no Management Accelaration Programme da Insead, Fontainebleu, em 2003. Entre 2000 e 2010 desempenhou funções no Grupo Jerónimo Martins, onde passou pelas Direções de Marketing e Operações, tornando-se Executive Board Member e Diretor de Unidade de Negócio em 2007.
Assim se materializava a ideia visionária do nosso CEO, Nuno Carvalho.
Eram outros tempos. Tempos em que os portugueses, e sobretudo os lisboetas, iam cada vez mais comprar o seu pão às grandes superfícies, quase sempre distantes das zonas de residência. A nossa missão passava por resgatar um sentimento bairrista em declínio, com produtos de fabrico próprio, um atendimento personalizado e acolhedor, e a oportunidade generalizada de tomar o pequeno-almoço fora de casa.
Ao fim-de-semana encontramo-lo com os filhos a fazer surf pelas praias da Ericeira, mas o Paulo também gosta de tocar guitarra e de estar com a sua família e amigos. Foi o primeiro funcionário da Padaria Portuguesa, tendo desenvolvido e criado a maior parte dos produtos que hoje vemos nas montras das nossas lojas.
Com formação base em Pastelaria e Panificação pelo CFPSA, fez também vários cursos de panificação e viennoiserie na École de boulangerie et de pâtisserie de Paris. Antes de chegar à Padaria trabalhava no Sheraton Lisboa Hotel & Spa.
O chef Paulo Cardoso, ainda hoje connosco, foi o primeiro funcionário d’A Padaria Portuguesa.
Criou, testou e aperfeiçou grande parte das nossas receitas mais icónicas – o pão de deus foi a primeira e, provavelmente, mais marcante de todas elas.
Simples ou misto, foi conquistando o seu espaço no dia-a-dia dos portugueses e, hoje em dia, é conhecido e admirado um pouco por todo o mundo.
Cada vez mais próximas de todos, as nossas lojas foram-se tornando, mais do que locais de passagem, pontos de encontro para casais, famílias, trabalhadores, estudantes e turistas.
O chão em mosaico tricolor, as paredes com o quadro da ceifeira ou as peneiras, a bicicleta à porta, a música lusófona e o aroma a pão quente em muito contribuíram para essa vontade de permanecer.
AO FIM DE MAIS DE UMA DÉCADA DE
HISTÓRIA, A PADARIA PORTUGUESA MUDOU.
Mudou matérias-primas. Mudou receitas. Mudou a logo marca. Mudou a imagem e decoração das lojas. Mudou as fardas dos colaboradores. Mudou o serviço de loiça de café. Atualmente, temos mais de 70 lojas totalmente renovadas, com uma identidade mais simples e sofisticada, espalhadas por um total de 9 concelhos e 3 distritos. Na renovação das lojas, optámos por utilizar materiais locais, como o mármore de Estremoz e terracota trabalhada por artesãos portugueses.
Praticante de pilates e de mini-maratonas, gosta de fazer viagens gastronómicas que o inspirem. Entrou para A Padaria em outubro de 2010, como responsável de produção na fábrica de Samora Correia. O maior motivo de orgulho n’A Padaria foi a abertura do atelier de desenvolvimento e inovação na Loja de Duque d’Ávila, que mais tarde passou para o LAB.
Licenciado em Engenharia Agro-Industrial pelo ISA, fez também uma pós-graduação em Marketing e Comercialização de Produtos Alimentares na Universidade Moderna. Após a Licenciatura, participou num projecto de investigação na área alimentar. Desempenhou funções de Técnico Alimentar na associação do sector alimentar ANCIPA, tendo depois exercido a função de Director da Qualidade na Fermentopão.
Com a supervisão fundamental do nosso Diretor de Qualidade e Inovação, Carlos Pina,
desenvolvemos uma nova oferta de produtos, com base em matérias-primas de maior qualidade e frescura. e menor impacto ambiental. Substituímos o café tradicional por um blend exclusivo de café orgânico e as farinhas industriais por farinhas de moleiro; aumentámos a nossa oferta vegetariana; criámos, pela primeira vez, pão sem glúten; e começámos a envolver-nos em projetos de economia circular, reaproveitam desperdício para gerar novos recursos, como é o caso da parceria com a Nãm Mushroom Farm, que transforma as borras do nosso café em cogumelos, com os quais fazemos sandes e saladas.
ACORDAMOS TODAS AS MANHÃS E LIGAMOS O FORNO COM O MESMO DESEJO: O DE CRIAR NOVAS TRADIÇÕES.
Queremos valorizar e preservar o que há de melhor no passado, inspirando e sendo parte da mudança, seja na comida que preparamos diariamente ou em novas formas de agir, pensar e estar. Nesta fusão entre o antigamente e o agora, o saber-fazer português é enriquecido pela diversidade que encontramos no mundo lá fora.
SEMPRE QUE POSSÍVEL,
PRIVILEGIAMOS A PRODUÇÃO PRÓPRIA.
Com uma equipa com mais de 100 pessoas, a nossa fábrica em Marvila dá-nos a autonomia e a garantia de qualidade de que precisamos para conseguir produtos sempre frescos, dia sim, dia sim.
Embora contemos com a ajuda de máquinas para produzir maiores quantidades, são a s mãos dos nossos padeiros e pasteleiros que fazem toda a diferença e tornam cada um dos nossos produtos verdadeiramente únicos. O amassar e moldar do pão, o enrolar dos croissants, o abrir dos pastéis de nata, o rechear e decorar bolos grandes são alguns dos processos de produção que mais requerem o tão diferenciador toque humano. Daqui, saem milhares de pães e bolos para todas as Padarias, a cada madrugada, transportados pelos motoristas do nosso centro logístico.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Ao longo da nossa história, e graças à confiança que os nossos clientes depositam diariamente em nós, a nossa marca tem recebido vários prémios e distinções, nas mais variadas áreas. Dos mais recentes, destaca-se a conquista do Superbrands Portugal 2022, na nova categoria “Marcas Nacionais”.