O que é que uma meloa ou uma melancia têm que ver com um café orgânico? Muito mais do que imaginamos. A natureza tem-nos ensinado que, apesar de não serem comestíveis, as borras de café têm tudo o que é preciso para gerar outros alimentos. As meloas e melancias biológicas são mais uma prova de que a economia circular dá mesmo frutos.
Terminou a sua bica, pousa a chávena no pires e vai à sua vida. É um dia como qualquer outro – ou, pelo menos, parece. O café que ingeriu passou à História, mas as borras que dele restaram são o mote para uma nova história. Todos os dias, separamos perto de 300 kg de borras para doar à Quinta das Mélias, uma produção de agricultura biológica certificada, fundada pelo Sr. Joaquim Alves. Aqui, em Alcochete, a magia da natureza começa a acontecer quando as borras do nosso café são adicionadas a um composto orgânico, formando um poderoso fertilizante natural.
Várias pesquisas, ao longo dos últimos anos, têm comprovado que, quando misturadas com outros tipos de matéria orgânica, as borras de café são capazes de melhorar a retenção de água e a circulação do ar nos solos. Ao contribuírem para manter as temperaturas ideais num monte de composto, aceleram o processo de decomposição e aumentam significativamente os níveis de ferro, fósforo, potássio, magnésio e cobre do solo. É ou não é um cenário perfeito para plantarmos meloas e melancias biológicas?
A cada semana, a Quinta das Mélias fornece-nos várias centenas de quilos de fruta biológica, sendo que, no caso das melancias, chegam até nós em quatro variedades – sugar baby, crimson sweet, mini de polpa vermelha e mini de polpa amarela. Nas cozinhas das nossas lojas, cortamo-las em pedaços e colocamo-las em copos para servir aos nossos clientes, com a máxima frescura. Depois de as provar, nunca mais vai olhar para a sua bica da mesma forma.
A produção de meloas, melancias e – quem sabe – outras frutas biológicas a partir das borras do nosso café orgânico é mais uma de várias iniciativas de economia circular a nascer n’A Padaria Portuguesa. Com estas mesmas borras, também são produzidos cogumelos ostra, que utilizamos em sandes e saladas. Das laranjas dos nossos sumos naturais, estamos a reaproveitar as cascas para criar compota de laranja e uma nova kombucha de café e laranja – artigos que poderá encontrar em todas as lojas.
Nota editorial: Este artigo correrá sempre um elevado risco de ficar desatualizado, em virtude da nossa decisão de privilegiar a sazonalidade, criando os nossos produtos com base na fruta de cada época.