• todos
  • produtos
  • artigos
Sem resultados
O fabuloso destino das nossas cascas de laranja

Em 2010, o sumo de laranja natural d’A Padaria Portuguesa passou a fazer parte do dia-a-dia dos lisboetas. Doze anos depois, a economia circular deu-nos a belíssima ideia de reaproveitar o desperdício causado por esta bebida em… compota. Explicamos-lhe tudo.

Não se preocupe. Vai poder continuar a beber o nosso sumo de laranja natural todos os dias, em todas as lojas. Esta “transformação” trata-se, a bem dizer, de um reaproveitamento. É que, em média, utilizamos cerca de 5 toneladas de laranjas por dia para espremer os nossos sumos naturais. Claro que, bem espremido o sumo, ficam as cascas e, ficando as cascas, restam dois caminhos: o caixote do lixo ou a economia circular. Tomámos, recentemente, a decisão de enveredar pelo segundo.

Então, pegámos nas cascas, removemos a parte branca do interior, adicionámos sumo de laranja e limão, água, canela e açúcar, criámos uma deliciosa compota de laranja caseira e colocámo-la num frasco que pode levar para casa. E assim com 1500 laranjas conseguimos produzir cerca de 750kg desta compota sustentável, ideal para barrar numa fatia de qualquer um dos nossos pães artesanais ou sem glúten, nas nossas tostas artesanais ao pequeno-almoço ou ao lanche ou também.

Esta é mais uma iniciativa que vem reforçar o nosso compromisso com o combate ao desperdício alimentar e a nossa aposta na economia circular.