• todos
  • produtos
  • artigos
Sem resultados
O que é que o nosso croquete e um depósito de combustível têm em comum?

A pergunta pode parecer disparatada. A resposta é algo complexa, mas, para já, deixamos-lhe a versão simplificada: óleo alimentar é o que une o alimento ao veículo automóvel. Graças a uma parceria com a PRIO – e, talvez, graças a si também -, estamos a abastecer a nossa frota de carrinhas de mercadorias com um combustível mais sustentável, cuja história começa numa… frigideira. Pelo andar da carruagem, já deve ter percebido que há economia circular metida ao barulho.

Fazer economia circular é, por outras palavras, juntar o útil ao agradável. Os croquetes, rissóis e pastéis de bacalhau já há largos anos fazem as delícias dos clientes d’A Padaria Portuguesa. Por outro lado, a PRIO é a maior produtora de biocombustíveis do país. O que é que uma coisa tem que ver com a outra? Tudo. Em vez de entregues ao desperdício, os óleos alimentares usados diariamente nas nossas cozinhas são, agora, entregues à PRIO para serem transformados num biocombustível avançado – o Eco Diesel B15 -, composto por uma mistura de 15% de biodiesel e 85% de gasóleo. Mas não acaba aqui.

Num compromisso com uma mobilidade mais sustentável, decidimos deixar de abastecer as nossas 15 carrinhas de transporte de mercadorias com gasóleo convencional e passámos a abastecer com este mesmo biocombustível mais amigo do planeta. Na verdade, o abastecimento é feito diretamente pela própria PRIO no nosso centro logístico, três vezes por semana. E assim, de certa maneira, a história dos nossos croquetes continua a escrever-se por essa estrada fora.

O diretor comercial da PRIO, Carlos Baptista, acredita que “o futuro da mobilidade passa por promover o uso de biocombustíveis avançados, de forma a assegurar uma transição energética mais rápida, mais barata e com maior valor acrescentado” e afirma que isso “só será possível com parceiros como A Padaria Portuguesa“. Entre as suas muitas vantagens, a utilização do Eco Diesel B15 permite-nos reduzir até 18% as emissões de gases de efeito de estufa e a redução no consumo de combustível pode atingir aos 5%. E não, por incrível que pareça, ainda não acaba aqui.

Lembra-se de, no início, termos dito que isto também poderia acontecer graças a si? Não era publicidade enganosa. É que, além de cedermos à PRIO os óleos alimentares usados nas nossas cozinhas, também podemos ceder os que são usados na sua cozinha. Para isso, basta dirigir-se a qualquer uma das nossas 59 lojas e entregar-nos ao balcão um recipiente com os seus próprios óleos alimentares usados. Já imaginou como seria abastecer o carro com um combustível composto, em parte, pelo óleo onde fritou as suas batatas, panados ou até as clássicas sobremesas de Natal?

Esta parceria com a PRIO é mais uma das várias iniciativas de economia circular em que A Padaria Portuguesa se tem envolvido ao longo dos últimos dois anos, desta feita, com uma ligação à mobilidade sustentável. Entre as várias iniciativas, destacam-se: a tarte e as areias de maçã de Alcobaça, ambas feitas com uma farinha produzida a partir do desperdício gerado pelos nossos sumos; as sandes e saladas preparadas com cogumelos ostra NÃM, criados a partir das borras do nosso café orgânico; e a compota caseira feita a partir das cascas de laranja do nosso sumo de laranja.