Pão sem glúten impróprio para celíacos? Nós explicamos.

A decisão por uma dieta gluten free pode ter motivações distintas na sua génese . Há, infelizmente, quem o faça por imposição ou recomendação médica. Muitos, no entanto, fazem-no por uma questão de preferência. Importa, de facto, percebermos as diferenças.

Comecemos pelo mau da fita: o glúten. Trata-se de uma proteína vegetal presente em cereais como o trigo, o centeio, o malte, a cevada e a aveia. Sendo utilizado em alimentos como pão, massas, biscoitos – e até na cerveja -, a sua principal função é conferir às farinhas em que está presente uma maior elasticidade e capacidade de absorção de água.

A doença celíaca, por sua vez, é um distúrbio autoimune do intestino, que é causado por uma sensibilidade permanente a esta proteína. A exposição ao glúten por parte de pessoas celíacas gera uma resposta imune que ataca o intestino delgado, provocando sintomas variados e potencialmente letais. 

A alergia é, no entanto, diferente da chamada intolerância ou sensibilidade. A intolerância ao glúten caracteriza-se por uma dificuldade em fazer a digestão desta proteína, tendo como possíveis consequências dor e inchaço abdominal, irritabilidade, perda de peso ou diarreia.

Carlos Pina, diretor de qualidade e inovação d’A Padaria Portuguesa, fala ainda num terceiro tipo de consumidor a quem se destinam estes produtos: “Hoje em dia, o pão sem glúten não é só para os celíacos, mas também para todos aqueles que não querem ingerir hidratos de carbono.” As três novas variedades de pão naturalmente isento de glúten d’A Padaria Portuguesa são ideais para estas pessoas e, eventualmente, para intolerantes ao glúten. Mas não para celíacos. A razão é simples.


Os pães em questão são feitos a partir de farinhas sem glúten na fábrica d’A Padaria Portuguesa em Marvila. Aqui, são produzidos e manuseados, diariamente, milhares de outros artigos de padaria e pastelaria que contêm farinhas com glúten. Existe, por isso, um determinado risco de ocorrer contaminação cruzada durante o processo de produção. Por essa razão, este não é um produto apto para celíacos.

Abóbora, sementes de papoila e pevides, Batata doce roxa e sementes de sésamo, e Alfarroba são as três variedades de pão naturalmente isento de glúten disponíveis em todas as nossas lojas.