• todos
  • produtos
  • artigos
Sem resultados
Gouveia, a terra dos nossos ovos biológicos

Estamos em Gouveia, no Parque Natural da Serra da Estrela. Aqui, na Quinta da Caramuja, as galinhas passeiam-se livremente, ouvem música e alimentam-se do que a natureza lhes dá. Por isso, os ovos que põem são biológicos. E nós agradecemos.

Além de lugar de excelência para turismo rural, a Quinta da Caramuja dedica o seu vasto terreno à prática da agricultura e à criação de galinhas. Sempre através de métodos de produção biológicos, supervisionados pelas entidades certificadoras.

É apenas durante a noite que as galinhas poedeiras da Caramuja recolhem ao pavilhão para descansar. Durante o dia, estão em total liberdade. Podem fazer o que quiserem. E, segundo o proprietário Paulo Mota, o que elas querem mesmo é ouvir música. Mas o gosto é requintado. Preferem música clássica. Prestam, também, atenção às notícias que passam na rádio. Tudo isto em prol de uma vida mais calma.

Quanto menor a quantidade de stress a que estão expostas, maior a qualidade dos ovos que põem. Mas há outros fatores em jogo. A dieta destas galinhas é totalmente biológica e a sua criação é feita em regime extensivo, com recurso a técnicas rudimentares. Por outro lado, os pavilhões em que pernoitam albergam, no máximo, 3.000 galinhas, respeitando os parâmetros de bem-estar animal característicos da produção biológica. E há uma regra de ouro no que diz respeito ao período de descanso: quem quiser entrar tem que bater primeiro à porta. Assim, evitam-se sustos – e stress – desnecessários.

Por todas estas razões, vai gostar de saber que os ovos biológicos produzidos na Quinta da Caramuja são a escolha d’A Padaria Portuguesa. Com eles, fazemos ovos mexidos para o pequeno-almoço e preparamos sandes e snacks com ovo cozido para a hora do almoço.