Todos os dias, as nossas fábricas locais, em Lisboa e no Porto, produzem milhares de pães e bolos para as nossas 64 lojas. E todos os dias, há uma parte desses produtos que não é vendida – aquilo a que chamamos de quebra. Felizmente, também é possível quebrar a quebra, todos os dias.
Além das iniciativas de economia circular, onde borras de café, cascas de laranja e de maçã, e excedentes de pão artesanal são transformadas em novos produtos, n’A Padaria Portuguesa, o combate ao desperdício alimentar faz-se também pela via da solidariedade. Desde 2010, quando abrimos a nossa primeira loja, que doamos diariamente os nossos excedentes alimentares a várias instituições de solidariedade, com destaque para a Refood, o nosso maior parceiro nesta importante luta.
Todos os dias, já perto da hora de fecho, os voluntários Refood passam pelas nossas lojas para recolher produtos de padaria, pastelaria, snacks e outros, que são depois entregues às várias famílias apoiadas pela instituição. Graças ao apoio de todas as instituições parceiras, conseguimos doar várias toneladas de comida todos os meses. Com um simples gesto, estamos não só a preservar o ambiente, como também a contribuir para um mundo mais solidário.
E porque a solidariedade é uma prioridade ao longo de todo o ano, este Natal pusemos no forno umas bolachas que sabem bem e que fazem o bem. Com dois sabores – gengibre/canela e cacau -, estas bolachas são guardadas numa lata muito especial por duas razões. Primeiro, porque dá música. Segundo, porque ao ser comprada, 1€ do valor da sua venda reverte para apoiar iniciativas de combate ao desperdício alimentar. Até as bolachas lhe vão saber melhor!